Pesquisar este blog

sábado, 6 de junho de 2015

A Revolta do Quebra Quilos na Vila do Acary (1874-1875)

Por Cícero José de Araújo Silva 


A revolta ou sedição do Quebra Quilos foi um movimento de conotação popular que aconteceu nas Províncias do norte, atual região Nordeste na segunda metade do seculo XIX.
Na Província do Rio Grande do Norte vilas inteira revoltaram-se contra a implantação de um novo sistema métrico, saqueando feiras e destruindo pesos e medidas do comércio. Os pesos e medidas eram alugados ou comprados à Câmara Municipal, que cobrava ainda por sua aferição. Um dos impostos que provocaram a ira dos revoltosos foi o chamado "imposto do chão", cobrado àqueles que expunham suas mercadorias no chão da feira.(MACEDO, 1998)
Das 13 vilas que estiveram envolvidas no levante do quebra quilos 5 eram do seridó: Acary, Príncipe ( Caicó), Flores ( Florania) Jardim (Jardim do Seridó) e Currais Novos. A população estava insatisfeita com os novos impostos sobre as mercadorias e sobretudo com o recrutamento obrigatório para a Guerra do Paraguay. (MACEDO, 1998)
No Acary juntaram-se a revolta comerciantes, elementos da camada proprietária, pequenos agricultores que vendiam sua produção semanalmente na feira e consumidores atingidos com a elevação de preços dos produtos.(MACEDO, 1998)
Certamente o Mercado Publico e a Câmara Municipal foram palcos e alvos dos sediciosos acarienses que lutavam por melhores condições sociais e econômicas. Por ora não podemos refutar nem afirmar nossas teses, uma vez que as fontes documentais para tratar desse movimento em território seridoense são escassas e raras sendo a mais completa, um processo crime transcrito pelo professor Dr. Helder Alexandre Medeiros de Macedo, sobre o ocorrido na Vila do Príncipe em 1875.
Nosso pequeno texto de caráter didático tem como objetivo, apenas trazer para o cenário histórico, um fato que talvez seja desconhecido por muitos acarienses, e que em um futuro com a descoberta de novas fontes documentais pode se tornar passível de uma escrita mais encorpada e fundamentada.

REFERENCIAS

MACÊDO, M. K. de (1998). Revoltas populares na Província do Rio Grande: o "Quebra-Quilos" e o "Motim das Mulheres". História do RN n@ WEB [On-line]. Available from World Wide Web: <URL: www.seol.com.br/rnnaweno>